• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > profEPT > Linhas de Pesquisa

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

  • Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, às questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT

Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, com foco em discussões conceituais específicas, metodologias e recursos apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo, museus, setores produtivos, internet, entre outros).

Macroprojeto 2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo, Questões de Gênero e Educação para Pessoas com Deficiëncias (PCDs), e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT.

Macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado

Abriga projetos que trabalham na perspectiva do currículo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e avaliativas integradas, em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.

  • Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT

Macroprojeto 4 – História e memórias no contexto da EPT

Abriga projetos que trabalham as principais questões relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de estudos de disciplinas, eventos, instituições, currículos, espaços de formação e recursos didáticos, entre outros.

Macroprojeto 5 – Organização do currículo integrado na EPT

Abriga projetos que trabalham na perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.

Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT

Abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e planeja- mento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da ex- tensão e da gestão da EPT. Os projetos devem investigar as relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais.

  • Início
  • Notícias
  • Apresentação
  • Informações
    • Informações Gerais
    • Histórico
    • Objetivo
    • Área de concentração
    • Linhas de Pesquisa
    • Gestão
    • Processo Seletivo
    • Regimentos e Portarias
    • Perfil do Egresso
    • Calendário Acadêmico
    • Dias e Horários das aulas
    • Grupos de Pesquisa
  • Componentes Curriculares
    • Disciplinas Obrigatórias
    • Disciplinas Estágio/Orientação de Pesquisa
    • Disciplinas Eletivas
    • Itinerário Formativo Previsto
  • Docentes
  • Ingresso
    • ENA 2025
    • ENA 2024
    • ENA 2023
    • ENA 2020
    • ENA 2019
  • Discentes Matriculados
    • Turma 2021
    • Turma 2022
    • Turma 2023
    • Turma 2024
  • Editais
  • Eventos
    • Revista
    • Eventos
  • Perguntas Frequentes
  • Contato
  • Documentos
  • Dissertações e Produtos Educacionais
  • Observatório do ProfEPT
  • Agenda de Eventos

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.